Pages

Subscribe:

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Babados do CFP: Atendimento continuado de psicólogos em Santa Maria

Salve salve, queridos gestálticos!

Sobre o atendimento de nossos colegas em Santa Maria:

"Mapeamento será feito para facilitar atendimento pós-tragédia a parentes de vítimas de outras regiões do Rio Grande do Sul.



O Código de Ética do Psicólogo estabelece que faz parte do dever ético-profissional “prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal” (Art.1º, item d). Foi com o ímpeto de cumprir seu dever como psicólogo que André Luiz Loro Reppetto, que atua em Santa Maria, se voluntariou.
“Cheguei segunda-feira de manhã ao Centro Desportivo Municipal. A princípio, participei de várias frentes diferentes de trabalho. Demandas no centro, com atendimento domiciliar. Agora, comecei também a atender na parte clínica, recebendo as pessoas no centro que foi montado aqui no CAPS”, disse Reppetto.
Desde domingo (27/01), após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), mais de 200 psicólogas (os) voluntárias (os) atuam diuturnamente para acolher familiares, sobreviventes, equipes de Saúde e Segurança Pública aos atingidos pela tragédia, que vitimou, até o momento, 235 pessoas e deixou mais de 140 feridos. Os profissionais estão divididos em sete equipes, atuando no amparo aos familiares desde a ajuda na identificação dos corpos até o momento da aceitação da perda.
De acordo com dados oficiais do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-07) e da Associação Brasileira de Psicologia em Emergências e Desastres (Abrapede), somente em Santa Maria existem 180 profissionais atuando. O restante se encontra nos municípios vizinhos, cujo número ainda não foi divulgado.
O CRP-07 possui uma lista com 500 psicólogas (os) cadastradas (os) para atendimento voluntário, que poderão ser acionadas (os) a qualquer momento."

Para mais informações, clique no link abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário